Nossos Serviços
-
Estudos de Fauna
A Tetrapoda Consultoria Ambiental é uma empresa especializada em estudos de fauna em empreendimentos relacionados à geração e distribuição de energia elétrica, como Parques Eólicos, Usinas Fotovoltaicas (parques solares) e Linhas de Transmissão (LT).
Nossos serviços são focados principalmente no estudo dos vertebrados silvestres, sejam eles terrestres ou voadores, como os anfíbios e répteis (Herpetofauna), as aves (Ornitofauna) e os mamíferos terrestres e voadores (Mastofauna).
Trabalhamos em todas as fases do Licenciamento Ambiental:
-
Diagnóstico Ambiental;
-
Relatório Ambiental Simplificado (RAS);
-
Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA);
-
Monitoramento de fauna:
- Monitoramento da Herpetofauna
- Monitoramento da Ornitofauna
- Monitoramento da Mastofauna
Destacam-se os serviços especializados para Parques Eólicos:
-
Monitoramento em Parques Eólicos, Usinas Fotovoltaicas e Linhas de Transmissão de Energia
A Tetrapoda Consultoria Ambiental é especializada no monitoramento de fauna em Parques Eólicos, Usinas Fotovoltaicas e Linhas de Transmissão de Energia já operantes, além de outros tipos de empreendimentos. Também atuamos em levantamentos de fauna em áreas em que se almeja a instalação desses empreendimentos.
-
Monitoramento acústico de morcegos
O monitoramento acústico por meio de gravador ultrassom é realizado para a amostragem de quirópteros que são mamíferos voadores conhecidos popularmente como morcegos. Por vocalizarem normalmente em frequências acima de 20kHz, muitas vezes inaudíveis ao ser humano, se faz necessário o uso de um equipamento específico que seja capaz de gravar os "cantos e chamados" desses animais. O monitoramento acústico pode ser realizado para o levantamento e monitoramento das espécies de um local ou região especifica.
Além dos estudos realizados com gravadores de ultrassom e redes de neblina, para se conhecer o real impacto dos parques eólicos sobre os morcegos é de vital importância que sejam realizados estudos complementares, de forma a se estimar um número de óbitos de aves e morcegos em decorrência da operação dos parques. Para isso, devem ser executadas buscas por carcaças padronizadas nas bases dos aerogeradores, além de testes de remoção delas por animais carniceiros bem como testes para se estimar a eficiência dos profissionais que estão realizando estas buscas. A TETRAPODA realiza estes estudos em diversos parques, seguindo os protocolos atuais recomendados pela Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros (SBEQ, https://www.sbeq.net/licenciamento).